O Programa Interreg-Mediterranean tem aberto um concurso para parcerias entre cidades do Mediterrâneo na área dos edifícios mais eficientes e sustentáveis.
O programa pretende apoiar seis parcerias entre municípios, nas quais cidades de um conjunto de sete países mediterrânicos que não estão na União Europeia (Argélia, Egito, Jordânia, Líbano, Marrocos, Tunísia e Turquia) terão a oportunidade de se conectar com cidades congéneres das zonas mediterrânicas da União Europeia, partilhando os desafios da transição energética no setor da construção pública. Algarve, Alentejo e Lisboa são as regiões portuguesas elegíveis neste concurso.
Orientadas por um grupo de especialistas, as parcerias procurarão responder a quatro perguntas-chave:
- Como poderão economias substanciais de energia ser alcançadas em edifícios públicos?
- Como pode a gestão de energia ser melhorada?
- Quais são os melhores métodos e ferramentas para investimentos orientados para o futuro na renovação de edifícios?
- Como estimular a produção local de energia renovável para apoiar a economia local e reduzir as importações de energia?
As cidades participantes terão acesso a consultoria especializada no desenvolvimento e implementação de medidas de eficiência energética em edifícios públicos, mas também na reabilitação de outros edifícios municipais, promovendo uma redução das emissões de CO2 e do consumo de energia, medidas acompanhadas por uma maior visibilidades para as suas ações locais, proporcionadas pelos eventos e canais de comunicação do Interreg-Med.
O prazo para concorrer é o dia 11 de dezembro de 2020, sendo os resultados do concurso divulgados na segunda quinzena de dezembro de 2020.
Conheça o Regulamento, visite a página oficial do concurso e esclareça as suas dúvidas através do endereço ebcommunity@cmcc.it.