A Comissão Europeia lançou o novo Pacto Europeu para o Clima, uma iniciativa que visa envolver os cidadãos e as comunidades nas ações em prol do clima e do ambiente à escala da União Europeia.
Surgido na sequência do Pacto Ecológico Europeu, o Pacto Europeu para o Clima visa informar, inspirar e promover a cooperação entre pessoas e organizações, sejam elas autoridades nacionais, regionais ou locais, empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, grupos de consumidores, organizações de investigação e inovação ou cidadãos.
O Pacto organizará atividades e eventos de comunicação e recorrerá a múltiplos canais e instrumentos para chamar a atenção para as alterações climáticas e melhorar a compreensão deste fenómeno com base em dados científicos fiáveis, fomentar a participação de pessoas e organizações e promover comportamentos sustentáveis.
Numa fase inicial, o Pacto dará prioridade a ações centradas em quatro domínios que proporcionam benefícios imediatos não só para o clima e o ambiente, mas também para a saúde e o bem-estar dos cidadãos:
- zonas verdes;
- mobilidade ecológica;
- edifícios eficientes;
- competências ecológicas.
O Pacto tem um mandato aberto e o seu âmbito evoluirá em função das ideias e contributos das pessoas e organizações que nele participarem. Um evento anual no âmbito do Pacto para o Clima reunirá participantes com vista a uma partilha de experiências e conhecimentos.
Aceda ao documento completo do Pacto Europeu para o Clima em português, (re)veja a sessão de lançamento do passado dia 16 de dezembro e acompanhe o debate nas redes sociais através de #EUClimatePact.
Exponha as suas dúvidas e sugestões através do endereço de email CLIMA-EUROPEAN-CLIMATE-PACT@ec.europa.eu.