A Plataforma ODS Local disponibiliza o relatório ‘Estado dos ODS em Portugal’, que apresenta e analisa, para os 308 municípios do país, os dados mais recentes de 143 indicadores de progresso dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em relação às metas estabelecidas para cada um deles para o ano 2030.
De acordo com o relatório, caso se mantenha a evolução da tendência verificada desde 2015 até hoje, as projeções para 2030 indicam uma melhoria generalizada dos ODS, ainda que para nenhum deles se preveja que venham a ser alcançadas 100% das respetivas metas. Atualmente, os ODS em que os municípios portugueses têm melhor desempenho médio são o ODS 4 – Educação de qualidade, o ODS 6 – Água potável e saneamento e o ODS 14 – Proteger a vida marinha. As regiões de Portugal onde os municípios apresentam um melhor desempenho médio global são o Centro, o Norte e a Área Metropolitana de Lisboa. As regiões cujos municípios têm um desempenho médio global menos positivo são a Região Autónoma da Madeira, o Algarve e o Alentejo.
A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa que visa mobilizar os Municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação la Caixa.
Aceda ao relatório completo e demais informações na página da Plataforma ODS Local.