Prémio Cidade Acessível 2025

Candidaturas abertas para a 15.º edição às cidades europeias, até 10 de setembro de 2024

A Comissão Europeia convida à participação, até ao dia 10 de setembro de 2024, no 'Prémio Cidade Acessível 2025', uma competição europeia que visa premiar as cidades europeias empenhadas em melhorar a acessibilidade para todos os cidadãos, de modo a garantir igualdade de direitos e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Este Prémio visa aumentar a consciencialização sobre as questões de deficiência, bem como promover a acessibilidade para todos nas cidades europeias, de modo a reconhecer as cidades que fizeram esforços para se tornarem mais acessíveis, fomentar o acesso igual à vida urbana das pessoas com deficiência e permitir às autoridades locais disseminar e partilhar melhores práticas.

O Prémio está aberto a cidades com mais de 50.000 habitantes em todos os Estados-Membros da União Europeia. No caso de Estados-Membros com menos de duas cidades incluídas nesta tipologia, podem participar duas ou mais cidades, se a população conjunta exceder os 50.000 habitantes. Não são elegíveis os vencedores de edições anteriores por um período de cinco anos. As cidades vencedoras recebem um prémio financeiro: 1.º prémio: 150.000 EUR; 2.º prémio: 120.000 EUR; 3.º prémio: 80.000 EUR.

Este ano, em honra dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, a Comissão Europeia pretende atribuir uma menção especial para ‘Infraestruturas Desportivas Acessíveis’. Esta menção visa reconhecer uma cidade que tenha feito um trabalho excepcional na criação de experiências desportivas inclusivas e de alta qualidade acessíveis a todos. Além dos benefícios para a saúde, o desporto pode proporcionar um caminho para a inclusão, integração e coesão.

Os vencedores serão anunciados durante a Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, com prémios para o primeiro, segundo e terceiro lugares e até cinco menções especiais, incluindo a menção especial para ‘Infraestruturas Desportivas Acessíveis’.

Relativamente às participações portuguesas, destacam-se o Funchal, que na edição de 2017 foi distinguido com uma menção honrosa, e o Porto, que na edição de 2022 recebeu uma menção especial por ter melhorado a acessibilidade das suas estações ferroviárias.

Aceda ao formulário de candidatura e demais elementos na página da iniciativa.

 

Data / Período:

10 Set 2024

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas