A Comissão Europeia convida à participação, até ao dia 9 de setembro de 2025, no 'Prémio Cidade Acessível 2026', uma competição europeia que visa premiar as cidades europeias empenhadas em melhorar a acessibilidade para todos os cidadãos, de modo a garantir igualdade de direitos e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Este Prémio visa aumentar a consciencialização sobre as questões de deficiência, bem como promover a acessibilidade para todos nas cidades europeias, de modo a reconhecer as cidades que fizeram esforços para se tornarem mais acessíveis, fomentar o acesso igual à vida urbana das pessoas com deficiência e permitir às autoridades locais disseminar e partilhar melhores práticas.
O Prémio está aberto a cidades com mais de 50.000 habitantes em todos os Estados-Membros da União Europeia. No caso de Estados-Membros com menos de duas cidades incluídas nesta tipologia, podem participar duas ou mais cidades, se a população conjunta exceder os 50.000 habitantes. Não são elegíveis os vencedores de edições anteriores por um período de cinco anos. As cidades vencedoras recebem um prémio financeiro: 1.º prémio: 150.000 EUR; 2.º prémio: 120.000 EUR; 3.º prémio: 80.000 EUR.
Este ano, a Comissão Europeia também pretende conceder uma Menção Especial de Acessibilidade na Habitação, podendo ainda o júri atribuir outras menções especiais se houver cidades que tenham realizado um trabalho excecional num determinado domínio-chave da acessibilidade.
Os vencedores serão anunciados durante a Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2025.
Relativamente às participações portuguesas, destacam-se o Funchal, que na edição de 2017 foi distinguido com uma menção honrosa, e o Porto, que na edição de 2022 recebeu uma menção especial por ter melhorado a acessibilidade das suas estações ferroviárias.
Aceda ao regulamento, formulário de candidatura e demais elementos na página da iniciativa.