Prémio Gulbenkian para a Humanidade 2022

Está aberta a 3.ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, atribuído anualmente no valor de 1 milhão de euros

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, atribuído anualmente no valor de 1 milhão de euros, pretende distinguir pessoas, grupos de pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destacam pela originalidade, inovação e impacto.

Este prémio, que em 2022 tem a sua 3.ª edição, vem sublinhar o compromisso da Fundação Calouste Gulbenkian para com a urgência da ação climática, ambicionando acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas para as pessoas, para o ambiente e para a economia e promover uma sociedade mais resiliente e preparada para as alterações globais do futuro, protegendo em especial os mais vulneráveis.

Pretende-se destacar e alavancar respostas de ação climática, de elevada dimensão, contribuindo para acelerar a descarbonização da economia, proteger as pessoas e os sistemas naturais dos graves efeitos associados à crise do clima e sustentar o desenvolvimento sustentável.

Os candidatos podem ser uma pessoa, um grupo de pessoas e/ou uma organização de quaisquer nacionalidades que estão a contribuir ativamente para o desenvolvimento de soluções para fazer face à crise climática. As candidaturas devem ser apresentadas por nomeações de terceiros até ao dia 15 de março, não sendo permitidas nomeações pelos próprios candidatos.

Nas anteriores edições, o prémio foi atribuído a Greta Thunberg e ao Global Covenant of Mayors for Climate & Energy.

Consulte o regulamento, formulário de inscrição e demais informações na página da iniciativa.

Data / Período:

15 Mar 2022

Tema(s) (Agenda Urbana UE):