Prémios Nova Bauhaus Europeia 2024: dois Projetos Portugueses entre os Vencedores

Os projetos nacionais ‘Hydroscape Lisbon’ e ‘Urban MYCOski’ foram distinguidos no âmbito dos Prémios Nova Bauhaus Europeia 2024

Dois projetos portugueses foram distinguidos na cerimónia de atribuição dos Prémios Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus, NEB) 2024, no passado dia 12 de abril, que decorreu em Bruxelas no âmbito do Festival NEB deste ano. Nesta edição, foram atribuídos 20 prémios, no total, sendo este o quarto ano consecutivo em que Portugal tem, pelo menos, um projeto vencedor.

O projeto ‘Hydroscape Lisbon’ foi distinguido com uma menção honrosa na vertente ‘New European Bauhaus Rising Stars’ e na categoria de ‘Restabelecer uma relação com a natureza’, no valor de 10 mil euros. Este projeto pretende desenhar um parque urbano e um centro de tratamento de águas para celebrar os recursos hídricos urbanos da cidade de Lisboa, através dum espaço que permita estabelecer e promover uma ligação com a água.

O projeto ‘Urban MYCOskin' foi vencedor na vertente ‘New European Bauhaus Rising Stars’ e na categoria ‘Necessidade de um ecossistema industrial baseado no ciclo de vida e no longo-prazo’, no valor de 15 mil euros. Este projeto propõem a utilização de micélio e a sua integração no desenho e transformação de espaços urbanos, ligando o ambiente construído a um biomaterial obtido de organismos naturais (cogumelos), na Praça do Martim Moniz, em Lisboa.

Os Prémios NEB visam reconhecer e celebrar exemplos inspiradores de transformações dos espaços físicos, das experiências e vida quotidiana, integrando os três valores da Nova Bauhaus Europeia: Sustentabilidade, Estética e Inclusão.

Conheça os projetos vencedores desta edição e (re)veja a cerimónia de entrega dos prémios.

Data / Período:

15 Abr 2024