A Comissão Europeia anunciou os 22 laureados dos Prémios Nova Bauhaus Europeia 2025, que, pelo quinto ano consecutivo, distinguem projetos e iniciativas notáveis que combinam sustentabilidade, inclusão e estética, demonstrando como o encontro entre cultura, tecnologia, inovação e design pode enriquecer a vida das pessoas e das comunidades.
Os prémios foram atribuídos em quatro categorias e duas vertentes: uma dedicada a projetos já estabelecidos (‘Campeões da Nova Bauhaus Europeia’) e outra voltada para iniciativas emergentes e jovens criadores (‘Estrelas Ascendentes da Nova Bauhaus Europeia’). A necessidade urgente de habitação mais sustentável e acessível foi ainda reconhecida através de um prémio especial dedicado a este tema.
Portugal destacou-se na edição de 2025 com duas distinções. O projeto ‘Escolas Comestíveis’ venceu a votação do público, ao transformar escolas em ecossistemas vivos centrados na alimentação, ecologia e consumo responsável. Integrando práticas de agricultura vertical, permacultura, agrossilvicultura e compostagem, o projeto promove uma aprendizagem lúdica ao ar livre, fomenta a literacia alimentar e ambiental e inspira hábitos de vida mais saudáveis, reforçando o papel da educação na construção de um futuro mais sustentável e equitativo.
Também distinguido, o projeto ‘Water Guardians: Healing Communities, Healing Landscapes’, desenvolvido na União das Freguesias de Cepos e Teixeira (Arganil), recebeu o prémio no âmbito da Iniciativa Estímulo aos Pequenos Municípios. Inspirando-se no papel histórico das mulheres no cuidado da comunidade, a iniciativa recupera lavadouros tradicionais como espaços coletivos e ecológicos, protege habitats hídricos e cria refúgios húmidos contra incêndios florestais nas zonas montanhosas, restabelecendo as funções sociais e ambientais destes espaços, tanto para as pessoas como para os animais.
Os Prémios Nova Bauhaus Europeia integram a iniciativa da Comissão Europeia que visa traduzir o Pacto Ecológico Europeu em experiências tangíveis e inspiradoras no quotidiano das comunidades, reforçando a ligação entre sustentabilidade, estética e inclusão. Mais informações sobre os projetos premiados estão disponíveis no portal da Nova Bauhaus Europeia.