Todos os anos, a Comissão Europeia promove os prémios RegioStars, uma competição aberta a todo o universo da União Europeia, que incide sobre os projetos mais originais e inovadores, ilustrando através de exemplos concretos de melhores práticas como a Política de Coesão pode apoiar o desenvolvimento económico e o emprego.
Em 2019, os prémios RegioStars irão premiar os projetos que demonstram excelência e novas abordagens, centrando-se em cinco categorias fundamentais para o futuro da política regional europeia: categoria 1 - promoção da transformação digital; categoria 2 - ligação do verde, azul e cinzento; categoria 3 - combate às desigualdades e à pobreza; categoria 4 - construção de cidades resilientes ao clima; e categoria 5 - modernização dos serviços de saúde.
Diversos projetos portugueses têm sido vencedores dos RegioStars em anteriores edições. Este ano, o ECOMARE, Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, é o único projeto português finalista dos Prémios Regiostars 2019. Cofinanciado pelo Programa Centro 2020, este projeto visa desenvolver investigação e promover serviços de inovação e transferência de tecnologia para empresas, organizações governamentais e instituições nacionais e internacionais no domínio da Ciência e Tecnologia do Mar.
Para além de constituir uma das cinco candidaturas finalistas selecionadas pelo júri na categoria 2, de entre um total de vinte e quatro finalistas dos prémios RegioStars 2019, o ECOMARE poderá ainda vencer o Prémio do Público, a votos até 9 de setembro no portal Regiostars. Os vencedores das cinco categorias desta edição RegioStars serão anunciados no dia 9 de outubro, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades 2019.