Foi lançado, no âmbito da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), o novo Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), que visa promover a educação para a sustentabilidade, através da arquitetura e da paisagem, enquanto forma de capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros. A PPAS conta com o apoio da Direção-Geral de Educação e Estabelecimentos Escolares e da Direção Geral de Educação.
Direcionando, em particular, aos professores e aos alunos do ensino básico e secundário, este programa pretende formar e capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros, através da educação para arquitetura e paisagem.
A implementação do PPAS passa por trabalhar diretamente com a comunidade educativa, permitindo criar as bases para impulsionar uma mudança significativa no modo como as crianças e jovens percecionam e interagem com o mundo à sua volta, incrementando a literacia do espaço, tornando-os mais conscientes, responsáveis, exigentes e proativos na conceção e preservação do património, do ambiente construído e da paisagem.
A Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) foi aprovada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 45/2015, enquanto estratégia nacional para a promoção da qualidade nos domínios da arquitetura e da paisagem, tendo como alicerce a sustentabilidade. A Política Nacional de Arquitetura e Paisagem é apoiada pela Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem, que integra a Direção-Geral do Território (que preside), a Direção-Geral do Património Cultural, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.
Acompanhe a PPAS na sua página. As ações de formação que estão a decorrer são, em parte, de acesso livre e gratuito ao público em geral, ficando as suas gravações disponíveis no YouTube.