Reabilitação do Bairro Social de Vila d’Este considerado uma boa prática à escala europeia

Situada no município de Vila Nova de Gaia, a intervenção foi distinguida no âmbito do projeto Social Green, financiado pelo Interreg Europe

A reabilitação do Bairro Social de Vila d’Este, no município de Vila Nova de Gaia, foi distinguida no âmbito do projeto Social Green, financiado pelo Interreg Europe, uma boa prática à escala europeia.

O Bairro de Vila D'Este foi construído entre 1984 e 1986, através de um programa do Fundo de Fomento de Habitação, sendo constituído por um edificado com 2085 habitações e 76 estabelecimentos comerciais, distribuídos por 109 edifícios. A requalificação justificou-se pela degradação precoce dos elementos de construção, que afetava o ambiente físico e a qualidade de vida dos seus habitantes.

A solução adotada contemplou o revestimento do exterior das fachadas e coberturas, implementando-se novos sistemas de impermeabilização, soluções de isolamento e novos revestimentos, incluindo ainda ações de reabilitação dos espaços interiores comuns. A intervenção incidiu ainda na melhoria da eficiência energética das habitações e na introdução de elementos arquitetónicos que modernizaram o aspeto geral dos edifícios.

Foram ainda construídos novos equipamentos escolares e desportivos e foi criada uma agência de desenvolvimento local, tendo a operação contado com o envolvimento dos moradores e outros agentes locais.

O investimento total atingiu os 12 milhões de Euros (com 80% do FEDER). As soluções adotadas permitirão uma poupança energética até 42%, estimando-se um retorno do investimento num prazo inferior a 12 anos.

O projeto Social Green integra a CCDR-N e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e tem como objetivo principal o desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria da eficiência energética na habitação social, contribuindo desta forma para as prioridades europeias e nacionais de uma economia de baixo carbono. O projeto integra um total de oito parceiros, oriundos de seis países, tendo o apoio do Programa de Cooperação Territorial INTERREG EUROPE, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Município(s):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas