Reabilitação do Bairro Social de Vila d’Este considerado uma boa prática à escala europeia

Situada no município de Vila Nova de Gaia, a intervenção foi distinguida no âmbito do projeto Social Green, financiado pelo Interreg Europe

A reabilitação do Bairro Social de Vila d’Este, no município de Vila Nova de Gaia, foi distinguida no âmbito do projeto Social Green, financiado pelo Interreg Europe, uma boa prática à escala europeia.

O Bairro de Vila D'Este foi construído entre 1984 e 1986, através de um programa do Fundo de Fomento de Habitação, sendo constituído por um edificado com 2085 habitações e 76 estabelecimentos comerciais, distribuídos por 109 edifícios. A requalificação justificou-se pela degradação precoce dos elementos de construção, que afetava o ambiente físico e a qualidade de vida dos seus habitantes.

A solução adotada contemplou o revestimento do exterior das fachadas e coberturas, implementando-se novos sistemas de impermeabilização, soluções de isolamento e novos revestimentos, incluindo ainda ações de reabilitação dos espaços interiores comuns. A intervenção incidiu ainda na melhoria da eficiência energética das habitações e na introdução de elementos arquitetónicos que modernizaram o aspeto geral dos edifícios.

Foram ainda construídos novos equipamentos escolares e desportivos e foi criada uma agência de desenvolvimento local, tendo a operação contado com o envolvimento dos moradores e outros agentes locais.

O investimento total atingiu os 12 milhões de Euros (com 80% do FEDER). As soluções adotadas permitirão uma poupança energética até 42%, estimando-se um retorno do investimento num prazo inferior a 12 anos.

O projeto Social Green integra a CCDR-N e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e tem como objetivo principal o desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria da eficiência energética na habitação social, contribuindo desta forma para as prioridades europeias e nacionais de uma economia de baixo carbono. O projeto integra um total de oito parceiros, oriundos de seis países, tendo o apoio do Programa de Cooperação Territorial INTERREG EUROPE, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Município(s):