Regiões em Transição Industrial - Políticas para Pessoas e Lugares

Nova publicação da OCDE dá o seu contributo para a próxima geração de programas da Política de Coesão da União Europeia

A nova publicação da OCDE ‘Regiões em Transição Industrial - Políticas para Pessoas e Lugares’ pretende fornecer orientações sobre a gestão de processos de transição industrial e destina-se a todos os responsáveis por políticas públicas que trabalham em regiões em que estes problemas se colocam.

O documento apresenta uma série de ferramentas de implementação que os formuladores de políticas têm à disposição para ativar o potencial de inovação nas suas regiões, ajudando a enfrentar desafios como a falta de habilitações e competências necessárias, o desemprego devido à desindustrialização e as oportunidades limitadas de investimento.

Reunindo análises económicas e casos práticos sobre tópicos como o futuro do trabalho, o empreendedorismo, a inovação, a transição para uma economia climaticamente neutra e um crescimento mais inclusivo, esta publicação identifica lições transversais para apoiar um melhor desenho da próxima geração de programas de especialização inteligente e estratégias de inovação regional.

O documento resulta de um balanço das discussões tidas numa série de workshops de aprendizagem entre pares organizados em 2018 pela Comissão Europeia e pela OCDE, no âmbito de uma Ação Piloto sobre Regiões em Transição Industrial. Pretende-se com este processo contribuir para a próxima geração de programas da Política de Coesão da União Europeia no período 2021-2027.

>>> Aceda à publicação completa em formato PDF