Resultados preliminares do Censos 2021

Divulgados pelo INE e disponíveis até ao nível geográfico de freguesia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de divulgar os Resultados Preliminares do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - Censos 2021 -, cujo processo de recolha terminou a 31 de maio deste ano.

Os resultados agora disponibilizados baseiam-se em contagens resultantes desse processo de recolha (edifícios, alojamentos, agregados e indivíduos) e foram divulgados antes do processo final de tratamento e validação da informação recolhida, estando a disponibilização dos resultados definitivos prevista para o 4º trimestre de 2022.

Os Resultados Preliminares dos Censos 2021 revelam que a população residente em Portugal é 10 347 892, tendo ocorrido na última década um decréscimo populacional de 2,0%, acentuando-se o padrão de litoralização e concentração da população junto da capital. Segundo o INE, o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são as únicas regiões que registam um crescimento da população, sendo o Alentejo aquela que regista o decréscimo mais expressivo.

Desde 2011, 257 dos 308 municípios portugueses registaram decréscimos populacionais e apenas 51 registaram um aumento. Cerca de 50% da população residente em Portugal concentra-se em apenas 31 municípios, localizados maioritariamente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

Os Resultados Preliminares estão disponíveis até ao nível geográfico de freguesia e acessíveis na Plataforma de Divulgação dos Censos 2021.

Etiquetas:
Data / Período:

2 Ago 2021