Rumo a uma Cultura Partilhada da Arquitetura

Relatório da Comissão Europeia, com sumário executivo em português

A Comissão Europeia publicou um novo relatório intitulado ‘Rumo a uma Cultura Partilhada da Arquitetura – Investir num Ambiente de Alta Qualidade de Vida para Todos’, com o propósito de abordar os desafios atuais e as estratégias de longo prazo para o ambiente em que vivemos. Este relatório, elaborado por um grupo de peritos europeus, agrega as tendências predominantes e as melhores práticas contemporâneas sobre a gestão da qualidade das intervenções nos territórios, avançando com um conjunto de recomendações para diferentes níveis de atuação.

O relatório teve por referência o Sistema Davos de Qualidade Baukultur, fornecendo definições concretas de arquitetura de alta qualidade e ambiente construído. No documento são apresentados estudos de caso e boas práticas provenientes de vários países europeu e sugestões de formas de operacionalizar os critérios de qualidade, aplicados a vários níveis de governação. As recomendações visam diferentes escalas, tais como as políticas europeias, os contextos nacionais e o nível local, para além das partes interessadas do setor privado.

A publicação está disponível gratuitamente para consulta e download na sua versão em língua inglesa, estando ainda disponível em português o Sumário Executivo.

Data / Período:

12 Abr 2022