Semana Europeia da Mobilidade 2020

De 16 a 22 de setembro, com o tema central “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”

A Semana Europeia da Mobilidade 2020, na sua 19ª edição, irá realizar-se entre os dias 16 e 22 de setembro, com o tema central “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”, refletindo o ambicioso objetivo da União Europeia de ser “o primeiro continente neutro em termos climáticos até 2050”.

As autarquias europeias são encorajadas a utilizar esta semana para testar novas medidas de transporte e mobilidade e medir a sua adesão pública. É também uma excelente oportunidade para os atores locais se reunirem e debaterem as diferentes dimensões da mobilidade e da qualidade do ar, encontrarem soluções inovadoras para reduzir a utilização do automóvel e as emissões poluentes e testarem novas tecnologias e medidas de planeamento.

Inserido na Semana Europeia da Mobilidade está também o Dia Europeu sem Carros, na sua 21ª edição, que decorrerá no dia 22 de setembro nos municípios aderentes.

A Semana Europeia da Mobilidade assenta numa parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, os coordenadores nacionais (representantes de ministérios e agências nacionais) e a Comissão Europeia. Em Portugal, esta iniciativa é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Aceda à lista de municípios portugueses aderentes até à data e às respetivas medidas.

Para mais informações consulte a página oficial da iniciativa ou contacte a Agência Portuguesa do Ambiente através do endereço semanadamobilidade@apambiente.pt.