O Seminário 'Para onde vão as Cidades Europeias?', organizado pelo ESPON em cooperação com a presidência eslovaca da União Europeia, teve lugar nos dias 7 e 8 de dezembro, em Bratislava, visando promover a utilização de evidências territoriais do Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON e fomentar o desenvolvimento de novas perspetivas na formulação de políticas urbanas.
A Agenda Urbana para a União Europeia fornece um quadro importante para a formulação e implementação de políticas e para proporcionar melhores conhecimentos para enfrentar os desafios que se perfilam em matéria de desenvolvimento urbano. Evidências territoriais direcionadas e tempestivas para apoiar o trabalho das parcerias urbanas são condição-chave para o seu sucesso. Neste sentido, uma das novas prioridades da ESPON nos próximos anos está relacionada com o apoio ao trabalho das parcerias urbanas e o debate sobre o seu papel num contexto territorial mais amplo.
O programa deste Seminário abrangeu um conjunto de apresentações de alto nível, painéis e sessões de workshops interativos, incluindo ferramentas inovadoras de interação com o público. Durante os 'workshops', as partes interessadas envolveram-se ativamente na elaboração do conteúdo das próximas atividades da ESPON, no sentido de garantir que sejam feitas sob medida das suas necessidades de desenvolvimento, implementação e monitorização de políticas. Às apresentações seguiu-se um 'Stakeholder Café', oferecendo uma plataforma de intercâmbio, debate e networking entre os participantes.
O Seminário esteve aberto a todos os decisores políticos e profissionais interessados, bem como a investigadores e peritos que pretendessem influenciar e aprofundar os processos políticos europeus em questões territoriais e apoiar a utilização de evidências territoriais europeias para o desenvolvimento de políticas e para a implementação de programas. Mais especificamente, este seminário debateu a procura de novas evidências e ferramentas de cidades, macro-regiões, programas financiados pela UE e áreas de cooperação transfronteiriça.