No dia 16 de setembro, entre as 9h00 e as 17h00, realiza-se no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e online o Seminário Shaping Regional Futures - Que Futuros Regionais Queremos?, o evento final do projeto de investigação SOFTPLAN – From Soft Planning to Territorial Design: Practices and Prospects, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Este seminário reúne um amplo leque de oradores nacionais e internacionais, de que se destaca o orador-principal Simin Davoudi, da Universidade de Newcastle, com uma apresentação sobre 'Regional Imaginaries and the Politics of Rescaling', e contará com a participação da Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, para debater a forma como os espaços de planeamento suave podem mobilizar a relação política e institucional entre o ordenamento do território e o desenvolvimento regional.
No momento em entram em revisão os novos programas regionais de ordenamento do território (PROT), em que se inicia o novo quadro comunitário de apoio 'Portugal 2030', em que decorre um processo de descentralização e se discute uma potencial regionalização, este encontro pretende debater o papel atual do planeamento e desenvolvimento regional, em torno de um conjunto de questões críticas:
- Como se articulam, ou poderiam articular, o ordenamento do Território e as políticas de desenvolvimento regional?
- Como se compatibiliza a programação do financiamento comunitário com as opções de planeamento dos instrumentos de gestão territorial?
- Que papel deverá ter o planeamento suave (ou informal) na definição dos novos futuros regionais e na mobilização de novos espaços de planeamento e governança?
Conheça em detalhe o Programa e participe neste seminário. Acompanhe a transmissão no canal YouTube da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.