Estão abertas até 31 de julho as candidaturas à edição de 2020 do Transformative Action Award | Prémio Ação Transformativa para a Sustentabilidade.
Este prémio, dinamizado pela ICLEI – Local Governments for Sustainability, pelo País Basco e pela Cidade de Aalborg (Dinamarca), e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento, é concedido a uma cidade, região ou organização da sociedade civil, que promova a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica de sua comunidade, com base na Declaração Basca, um documento que define linhas orientadoras para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes na Europa. As ações adotadas deverão ainda constituir contributos locais ou regionais para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo Climático de Paris.
O concurso é aberto a qualquer autoridade local ou regional ou organização da sociedade civil localizada num Estado-Membro da União Europeia ou num país do espaço económico europeu, que tenha assinado a Declaração Basca.
O vencedor receberá 10.000 € para iniciar uma Ação Transformadora na sua cidade, região ou município e um conjunto diversificado de ações de promoção em diversas plataformas, nomeadamente na plataforma on-line Sustainable Cities Platform, uma página que reúne várias iniciativas de transformação urbana europeias. O vencedor recebe ainda entrada gratuita na nona conferência europeia sobre cidades e vilas sustentáveis, a realizar na cidade alemã de Mannheim, entre 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2020.
A edição de 2019 teve como vencedor o município português de Lousada, distinguindo a sua estratégia municipal para o ambiente e para a sustentabilidade, que engloba vários projetos de conservação da natureza e de educação ambiental, que passam pela conservação de recursos naturais e de biodiversidade, mas também pela literacia científica e pela aposta na eficiência energética.
Aceda ao regulamento e ao formulário de inscrição da página oficial do concurso.