XV Encontro Nacional de Riscos

4 e 5 de Novembro de 2022, em São Miguel, Açores. Submissão de resumos de posters até 15 de setembro de 2022

A Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (RISCOS), em colaboração com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR/CIVSA), o Municipio da Povoação, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas - Governo dos Açores (SRAAC), a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e demais parceiros Institucionais, organiza o XV Encontro Nacional de Riscos, que decorrerá nos dias 4 e 5 de Novembro de 2022, no Auditório da Câmara Municipal da Povoação, em São Miguel (Açores).

O XV Encontro Nacional de Riscos visa colocar a comunidade científica, bem como os agentes de proteção civil, os órgãos de soberania regionais/locais, os professores dos ensinos básico e secundário e a população em geral, a refletir sobre o que fazer em caso de situações de catástrofe provocadas pela manifestação do risco de movimentos em vertentes, aprendendo com o passado para melhorar o presente e o futuro, bem como para tomarem consciência de que a frequência e a intensidade destes eventos geomorfológicos terão tendência para aumentar e afetar um número crescente de pessoas e bens.

À semelhança dos encontros anteriores, tem como mote revisitar acontecimentos mais ou menos catastróficos registados em Portugal, cuja efeméride 'redonda' ocorra nesse ano, neste caso são os 25 anos da catástrofe de 31 de outubro de 1997 em Ribeira Quente, Povoação, para deles retirar os ensinamentos que podem transmitir e, assim, aprender com essas experiências.

Participe, dando a conhecer a investigação e estudos sobre risco de movimentos em massa no geral e acerca dos movimentos em vertente em particular, apresentando uma comunicação em poster. Estão disponíveis três painéis para a submissão:

Painel 1 – Manifestações do risco de movimentos em vertentes e a proteção das construções;

Painel 2 – Risco de movimentações em vertentes. Lições aprendidas com o passado;

Painel 3 – Risco de movimentações em vertentes na região dos Açores.

O prazo para a submissão de resumos de posters encerrará a 15 de setembro de  2022. As comunicações apresentadas podem ser convertidas em texto e serão publicadas como capítulos de livro, num volume da série 'Estudos Cindínicos', dedicado à temática do encontro.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Inscreva-se neste encontro, mais informações através do email encontros@riscos.pt .