Está aberto o processo de candidaturas para a seleção da cidade ou região anfitriã da 11.ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis (European Conference on Sustainable Cities & Towns – ESCT), um dos principais eventos europeus dedicados à sustentabilidade urbana, organizado pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability.
Prevista para 2027, a próxima edição da conferência dará continuidade a um percurso iniciado em 1994, com a realização da primeira conferência em Aalborg, na Dinamarca. Ao longo das suas dez edições, estas conferências constituíram importantes momentos de partilha de conhecimento e de boas práticas em matéria de sustentabilidade urbana, tendo resultado na aprovação de documentos políticos de referência que fornecem orientações e ferramentas para os municípios e os seus cidadãos, com destaque para a Carta de Aalborg, aprovada na edição inaugural.
As conferências encontram-se alinhadas com os mais relevantes processos europeus no domínio do desenvolvimento urbano sustentável, designadamente a Carta de Leipzig e a Agenda Urbana para a União Europeia, afirmando-se como um espaço privilegiado de reflexão estratégica, compromisso político e cooperação entre cidades, vilas e regiões europeias.
Acolher a conferência representa uma oportunidade estratégica para reforçar a visibilidade internacional do território, promover a troca de experiências entre cidades europeias e afirmar o compromisso local com a sustentabilidade, a ação climática e o desenvolvimento urbano integrado.
O prazo para submissão das candidaturas foi estendido e é agora 16 de março de 2026.
Mais informações sobre o processo de candidatura estão disponíveis na página oficial do evento.








