A cidade do Porto vai acolher, entre 8 e 11 de julho de 2025, dois eventos de relevo no debate sobre o desenvolvimento regional e a transformação sustentável. De 10 a 11 de julho, a Universidade Portucalense (UPT) será palco do 32.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), subordinado ao tema 'Transformação Sustentável e Interação Espacial entre Pessoas e Territórios: Paisagens Urbanas e Rurais para Mobilidade, Migração e Turismo'.
O congresso reunirá peritos regionais, economistas, sociólogos, geógrafos, urbanistas, decisores políticos e investigadores de diversas áreas afins para discutir as interações emergentes entre espaços urbanos e rurais. A crescente digitalização, a melhoria das infraestruturas e as alterações nos estilos de vida têm impulsionado fenómenos como a contra-urbanização e a adaptação dos territórios rurais a novas formas de turismo sustentável. Estas dinâmicas criam oportunidades de diversificação económica e intercâmbio cultural, mas também desafios em termos de pressão sobre os recursos locais e preservação do património natural e cultural.
Nos dias 8 e 9 de julho, antecedendo o congresso, a Sustainable Regional Development Academy terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Este programa intensivo destina-se a um número limitado de participantes, proporcionando um espaço de aprendizagem aprofundada sobre desenvolvimento regional sustentável.
A Sustainable Regional Development Academy contará com a participação de especialistas e decisores, incluindo representantes da Comissão Europeia, da Assembleia da República e de instituições académicas e empresariais. Destaca-se ainda a sessão 'Meet the Editors and Reviewers', que proporcionará aos participantes um contacto direto com editores de revistas científicas de referência na área do desenvolvimento regional.
Os participantes poderão candidatar-se à Sustainable Regional Development Academy até 15 de março e submeter resumos para o programa geral e sessões especiais do 32.º Congresso da APDR até 2 de abril. Os autores serão notificados da aceitação dos resumos a 2 de maio, devendo proceder à inscrição até 31 de maio.
O 32.º Congresso da APDR e a Sustainable Regional Development Academy representam uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre as transformações sustentáveis nos territórios urbanos e rurais, promovendo um diálogo essencial entre academia, política e sociedade civil. Os interessados poderão obter mais informações através da página oficial da APDR.