9.ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis

De 30 de setembro a 2 de outubro de 2020, pela primeira vez num formato digital

Irá realizar-se, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2020, a 9ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis, Mannheim 2020.

Esta conferência, organizada pelo ICLEI-Local Governments for Sustainability, é uma oportunidade para municípios europeus e outras partes interessadas em assuntos urbanos poderem reunir-se numa plataforma de inspiração, ação e compromisso para a sustentabilidade.

Ao longo das suas 8 edições, estas conferências resultaram também em documentos políticos importantes que fornecem orientações e ferramentas para os municípios e os seus cidadãos, destacando-se a Declaração Basca, assinada em 2016, um documento que define linhas orientadoras para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes na Europa. Estas conferências estão ainda alinhadas com os mais relevantes processos europeus na área da sustentabilidade urbana, como a Carta de Leipzig e a Agenda Urbana para a União Europeia.

A edição deste ano tem como cidade parceira Mannheim, na Alemanha. No entanto, dada a situação da pandemia COVID-19, a organização optou pela realização de um evento em formato digital.

Nesta edição será ainda anunciado o vencedor da edição de 2020 do Transformative Action Award | Prémio Ação Transformativa para a Sustentabilidade.

Para mais informações consulte a página oficial do evento.