Agenda Urbana para a UE: publicados os documentos de orientação das Parcerias para a Alimentação e Cidades da Igualdade

Foram oficialmente publicados os Documentos de Orientação das Parcerias para a Alimentação e Cidades da Igualdade da Agenda Urbana para a União Europeia (UAEU), apresentados na reunião do Urban Development Group (UDG), em Budapeste.
No dia 25 de setembro, durante a reunião do Urban Development Group (UDG) em Budapeste, foram oficialmente apresentados os Documentos de Orientação das Parcerias para a Alimentação ('Food') e Cidades da Igualdade ('Cities of Equality'). Este grupo informal é a principal estrutura intergovernamental de comunicação e articulação sobre assuntos urbanos e a Agenda Urbana para a União Europeia (UAEU), reunindo especialistas dos 27 Estados-Membros, estados parceiros e diversas instituições europeias, em preparação para a reunião dos Diretores-Gerais dos Assuntos Urbanos (DGUM), que terá lugar no dia 27 de novembro, na qual Portugal será representado pela Diretora-Geral do Território
 
Iniciadas em janeiro de 2024, as duas parcerias produziram o seu primeiro documento estratégico após um processo colaborativo de reflexão, consulta e refinamento. Este documento oferece um quadro abrangente para orientar a elaboração dos Planos de Ação, garantindo o alinhamento com a visão, objetivos e expectativas comuns de todos os membros das Parcerias.
 
Documento de Orientação da Parceria para a Alimentação
A aprovação do Documento de Orientação da Parceria para a Alimentação, coordenada pela Área Metropolitana de Lisboa (AML)e pelo Município de Milão, representa um marco significativo para o ecossistema alimentar das cidades e para os diversos atores europeus que nele operam. Este processo demonstra o potencial de fortalecer o desenvolvimento de um quadro de políticas alimentares a nível europeu, promovendo a inovação, biodiversidade, segurança alimentar e, ao mesmo tempo, um crescimento socioeconómico sustentável nas comunidades.
 
A visão da Parceria para a Alimentação centra-se na promoção de uma mudança de políticas nos sistemas alimentares. Através do alinhamento de políticas e da otimização de recursos, esta Parceria pode impulsionar mudanças sistémicas e posicionar as cidades como catalisadoras desta transformação. O documento de orientação identifica três temas principais: Financiamento Inovador, Quadro Cidade-Região e Regulação Nacional/Europeia. Cada tema contribui para os três pilares da UAEU, ao criar uma agenda de financiamento para a alimentação, desenvolver um mecanismo de troca de inovações e gerar iniciativas amplas da UE para melhorar o sistema alimentar, abordando os desafios urbanos e legislativos.
 
Visite a página da Parceria para a Alimentação para explorar mais detalhadamente o conteúdo do Documento de Orientação.
 
Documento de Orientação da Parceria Cidades da Igualdade
O Documento de Orientação da Parceria Cidades da Igualdade resulta de um trabalho conjunto entre os seus parceiros. Este documento define as ambições da Parceria em duas áreas prioritárias: Combate à Segregação Espacial a Nível Urbano e Envolvimento das Comunidades no Acesso Equitativo a Serviços, promovendo uma democracia participativa.
 
A Parceria para as Cidades da Igualdade visa melhorar a regulação, o financiamento e o conhecimento sobre igualdade urbana, explorando uma abordagem interseccional e centrada nas pessoas. O objetivo é evitar externalidades negativas que possam agravar as desigualdades sociais e espaciais. O documento identifica dois temas principais: a luta contra a segregação espacial e o envolvimento das comunidades no acesso justo a serviços.
 
Visite a página da Parceria Cidades da Igualdade para aprofundar o conteúdo do Documento de Orientação.
 
Próximos passos
Estas duas Parcerias da Agenda Urbana para a UE entram agora na segunda fase, que culminará na definição e implementação de Planos de Ação. Em outubro, ambas realizarão reuniões presenciais para discutir potenciais ações, com os primeiros rascunhos dos Planos de Ação previstos para o primeiro semestre de 2025, seguidos de uma consulta pública antes da sua finalização e implementação.

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas