Agenda Urbana para a União Europeia: AML coordena Parceria 'Alimentação'

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) coordena esta parceria europeia, conjuntamente com o município de Milão

A Parceria 'Alimentação' da Agenda Urbana para a União Europeia, lançada em 2023, reúne partes interessadas relevantes de todas as partes da cadeia alimentar, a fim de construir uma visão partilhada juntamente com os meios necessários para a sua implementação sustentável. O seu papel consistirá em fornecer contributos para a regulamentação e o financiamento europeus e para os intervenientes na governação a vários níveis, de modo a melhor enfrentar os desafios locais; conectar e capacitar as cidades para apoiar a transformação positiva do sistema alimentar.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML), conjuntamente com o município de Milão, coordena esta parceria europeia. O principal objetivo da parceria é promover a coordenação e a colaboração entre estas iniciativas, alavancando os seus esforços combinados para impulsionar mudanças transformadoras nos sistemas alimentares e posicionar as cidades como catalisadores desta mudança.

A Parceria 'Alimentação' funciona com base em valores fundamentais que orientam as suas actividades de monitorização. Estes valores incluem a manutenção de uma perspectiva do sistema alimentar, o apoio à governança multinível, a consideração do preço real dos alimentos (incluindo as externalidades) e o reconhecimento da alimentação como um direito humano e um bem comum.

Neste período de programação 2021-2027, o apoio à Agenda Urbana para a União Europeia é prestado no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia (EUI). Saiba mais na página da parceria, aceda aos principais documentos e conheça o relatório de avaliação ‘ex-ante’.

 

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas