A Parceria 'Alimentação' da Agenda Urbana para a União Europeia, lançada em 2023, reúne partes interessadas relevantes de todas as partes da cadeia alimentar, a fim de construir uma visão partilhada juntamente com os meios necessários para a sua implementação sustentável. O seu papel consistirá em fornecer contributos para a regulamentação e o financiamento europeus e para os intervenientes na governação a vários níveis, de modo a melhor enfrentar os desafios locais; conectar e capacitar as cidades para apoiar a transformação positiva do sistema alimentar.
A Área Metropolitana de Lisboa (AML), conjuntamente com o município de Milão, coordena esta parceria europeia. O principal objetivo da parceria é promover a coordenação e a colaboração entre estas iniciativas, alavancando os seus esforços combinados para impulsionar mudanças transformadoras nos sistemas alimentares e posicionar as cidades como catalisadores desta mudança.
A Parceria 'Alimentação' funciona com base em valores fundamentais que orientam as suas actividades de monitorização. Estes valores incluem a manutenção de uma perspectiva do sistema alimentar, o apoio à governança multinível, a consideração do preço real dos alimentos (incluindo as externalidades) e o reconhecimento da alimentação como um direito humano e um bem comum.
Neste período de programação 2021-2027, o apoio à Agenda Urbana para a União Europeia é prestado no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia (EUI). Saiba mais na página da parceria, aceda aos principais documentos e conheça o relatório de avaliação ‘ex-ante’.