Ao longo da última década, as alterações climáticas têm sido um dos grandes temas das Ciências da Terra. O debate sobre as medidas susceptíveis de influenciar positivamente as variáveis associadas ao fenómeno (mitigação) e sobre as medidas que poderão atenuar os efeitos mais gravosos para as sociedades humanas (adaptação) tem hoje um lugar cimeiro na agenda política europeia e mundial. As cidades, onde se concentra a população e a riqueza, são responsáveis por uma parcela importante dos consumos energéticos e são também particularmente vulneráveis aos efeitos previsíveis das alterações climáticas. Estão por isso no centro deste debate.
Saiba mais com a publicação Alterações climáticas e desenvolvimento urbano, da série Política de Cidades.
Publicada entre 2008 e 2011 pela DGOTDU, a série temática Política de Cidades conta com 7 números que obedecem a uma estrutura comum, incluindo uma parte orientada para a identificação dos desafios e uma outra contendo exemplos de boas práticas e bibliografia de referência. Cada número apresenta alternativas metodológicas e expõe casos práticos de forma a promover a adequação e qualidade das propostas de ação sobre a Cidade:
1. A energia nas cidades do futuro
2. Cidades inteligentes, governação territorial e TIC
3. A identidade dos lugares e a sua representação colectiva
4. Alterações climáticas e desenvolvimento urbano
5. Governância e participação na gestão territorial
6. Mobilidade, acessibilidade e logística urbana
7. Segurança e Desenvolvimento Urbano
Na origem desta série esteve o apoio à implementação do instrumento POLIS XXI Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano.