Braga é a nova Capital Europeia Inovadora em Ascensão

Prémio europeu distingue cidades que promovem ecossistemas de inovação e colaboração inclusiva

Braga venceu o prémio europeu de Cidade Inovadora em Ascensão 2024, no âmbito da 10ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação ('iCapital Awards'). Esta distinção, destinada a municípios com uma população entre 50 mil e 250 mil habitantes, destaca o papel das cidades no desenvolvimento de ecossistemas de inovação, promovendo soluções colaborativas e inclusivas que visem o progresso social e económico.

A cidade de Braga concorria ao lado das cidades de Linz, na Áustria, e Oulu, na Finlândia, e receberá um prémio de 500 mil euros. Segundo o júri do concurso, Braga desenvolveu uma série de soluções inovadoras, como clusters de base tecnológica e indústrias culturais e criativas, estabelecendo um forte ecossistema de inovação centrado na colaboração e na inclusão.

Quanto ao prémio de Capital Europeia da Inovação, destinado a cidades com mais de 250 mil habitantes, que no ano passado foi atribuído a Lisboa, foi este ano concedido à cidade italiana de Turim.

Os iCapital Awards, promovidos desde 2014 pelo Conselho Europeu de Inovação no âmbito do programa Horizonte Europa, reconhecem as cidades que melhor exemplificam ecossistemas inovadores, impulsionando inovações de impacto que respondem aos desafios da Nova Agenda Europeia de Inovação.

Em Portugal, o prémio é promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no contexto da Rede PERIN, que apoia a participação de cidades e municípios nas iniciativas da Comissão Europeia que financiam e promovem a investigação e inovação. Esta iniciativa visa reconhecer e valorizar as cidades que criam ecossistemas de inovação inclusivos, aproximando o público, academia, empresas e sector público para impulsionar o bem-estar das suas comunidades.

Aceda a todas as informações na página da iniciativa.

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas