Braga venceu o prémio europeu de Cidade Inovadora em Ascensão 2024, no âmbito da 10ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação ('iCapital Awards'). Esta distinção, destinada a municípios com uma população entre 50 mil e 250 mil habitantes, destaca o papel das cidades no desenvolvimento de ecossistemas de inovação, promovendo soluções colaborativas e inclusivas que visem o progresso social e económico.
A cidade de Braga concorria ao lado das cidades de Linz, na Áustria, e Oulu, na Finlândia, e receberá um prémio de 500 mil euros. Segundo o júri do concurso, Braga desenvolveu uma série de soluções inovadoras, como clusters de base tecnológica e indústrias culturais e criativas, estabelecendo um forte ecossistema de inovação centrado na colaboração e na inclusão.
Quanto ao prémio de Capital Europeia da Inovação, destinado a cidades com mais de 250 mil habitantes, que no ano passado foi atribuído a Lisboa, foi este ano concedido à cidade italiana de Turim.
Os iCapital Awards, promovidos desde 2014 pelo Conselho Europeu de Inovação no âmbito do programa Horizonte Europa, reconhecem as cidades que melhor exemplificam ecossistemas inovadores, impulsionando inovações de impacto que respondem aos desafios da Nova Agenda Europeia de Inovação.
Em Portugal, o prémio é promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no contexto da Rede PERIN, que apoia a participação de cidades e municípios nas iniciativas da Comissão Europeia que financiam e promovem a investigação e inovação. Esta iniciativa visa reconhecer e valorizar as cidades que criam ecossistemas de inovação inclusivos, aproximando o público, academia, empresas e sector público para impulsionar o bem-estar das suas comunidades.
Aceda a todas as informações na página da iniciativa.