Concurso Boas Práticas URBACT

Encontra-se aberto de 5 de dezembro de 2016 a 31 de março de 2017 o novo concurso Boas Práticas URBACT

Encontra-se aberto, de 5 de dezembro de 2016 a 31 de março de 2017, o novo concurso URBACT Boas Práticas, destinado a todas as autoridades locais que queiram ver reconhecida uma boa prática urbana e estejam eventualmente interessadas em liderar uma rede de transferência URBACT. 

O URBACT acredita que qualquer cidade tem boas práticas “escondidas“ que respondem aos desafios locais com bons resultados. Estas práticas podem interessar a outras cidades europeias que desejem aprender umas com as outras, adaptar e reutilizar projetos já experimentados e testados sem haver necessidade de reinventar a roda, especialmente em tempos de escassez de recursos. No sentido de identificar estas práticas e partilhá-las de um modo alargado, o URBACT lança o concurso Good Practice.

Às cidades selecionadas será atribuído o título de URBACT Good Practice City. Este selo confere às cidades o reconhecimento e visibilidade que elas merecem pelos resultados alcançados. Para além disso, as cidades selecionadas farão parte do grupo pioneiro de Boas Práticas URBACT a ser largamente disseminado quer a nível europeu, quer internacional. Num segundo momento, estas cidades serão igualmente capazes de partilhar as suas Boas Práticas com outras cidades, no âmbito de uma Rede de Transferência (concurso a lançar no mês de setembro de 2017). 

Para saber mais sobre a definição de Boa Prática no âmbito deste concurso, leia o artigo A Good Practice Call with a difference, de Adele Bucella. 

As cidades que venham a ser reconhecidas como Boas Práticas neste concurso deverão constituir-se como os chefes de fila de candidatura a uma futura Rede URBACT de Tranferência. 

Não existe limite para o número de boas práticas selecionadas, assim como não há temas pré-definidos. Para mais informações sobre o concurso e procedimentos de submissão, consulte o website URBACT e conheça as Perguntas Frequentes.

A sessão de informação em Portugal deste concurso realizou-se no dia 17 de janeiro, no Auditório da CCDR-LVT, Lisboa. Pode aceder à apresentação aqui.
A sessão europeia realiza-se no dia 30 de janeiro, em Bruxelas. Conheça o programa e inscreva-se aqui.

O Ponto URBACT Nacional disponibiliza-se para qualquer questão ou esclarecimento que necessite para preparar a sua candidatura, através do email aresende@dgterritorio.pt.

Mantenha-se atualizado sobre o URBACT subscrevendo a Newsletter

 

Etiquetas:

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas