O Fundo Ambiental tem um novo concurso aberto dirigido às Juntas de Freguesia. O JUNTAr+ pretende apoiar ações focadas nas questões territoriais da economia circular, nomeadamente modelos de economia colaborativa e de partilha, circuitos curtos de produção e consumo, reutilização e extensão de vida útil de produtos e equipamentos e a promoção e valorização de recursos locais.
Este concurso sucede ao JUNTAr, em 2018, e tem como objetivo geral implementar soluções locais de economia circular, demonstrando os benefícios económicos, sociais e ambientais associados.
Os objetivos específicos passam por desenvolver soluções enquadradas nas ações 1, 4, 5 e 6 do Plano de Ação para a Economia Circular:
a) Desenhar, Reparar, Reutilizar: uma responsabilidade alargada do produtor;
b) Alimentar sem sobrar: produção sustentável para um consumo sustentável;
c) Nova vida aos resíduos;
d) Regenerar recursos: água e nutrientes.
Constituem beneficiários elegíveis as Juntas de Freguesia, que podem apresentar as suas candidaturas em parceria com outras entidades.
A dotação do Fundo Ambiental afeta ao presente Aviso é de 1.000.000 Euros, sendo a taxa máxima de cofinanciamento de 85%, até um valor máximo de 25.000 Euros por candidatura.
O período para a estrega de candidaturas decorrerá até às 23.59 horas do dia 8 de maio de 2019, devendo as mesmas ser submetidas através da página eletrónica do Fundo Ambiental.
>>> Aceda a toda a informação na página do Fundo Ambiental