EIT Urban Mobility lança Concurso Flagship Accelerator

Programa europeu de aceleração em mobilidade urbana decorre entre 2026 e 2028, o prazo para submissão de propostas termina a 10 de fevereiro

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia - EIT Urban Mobility, iniciativa europeia dedicada à promoção da inovação e do investimento em mobilidade urbana sustentável, lançou o Concurso Flagship Accelerator, dirigido a organizações interessadas em conceber, implementar e gerir um programa europeu de aceleração para startups de mobilidade urbana em fase inicial (pre-seed). Esta iniciativa enquadra-se na missão do EIT Urban Mobility de acelerar a transição para sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos e eficientes, reforçando simultaneamente o ecossistema europeu de inovação e empreendedorismo neste setor.

O concurso destina-se à seleção de uma organização ou consórcio que assumirá a responsabilidade pelo Flagship Accelerator Programme, a implementar no período 2026–2028. A entidade selecionada ficará responsável por todas as fases do programa, incluindo a definição do modelo de aceleração, a identificação e seleção das startups participantes, o desenho do currículo, a implementação das atividades de capacitação e financiamento, bem como o acompanhamento e encerramento de cada ciclo de aceleração. O programa deverá articular apoio ao empreendedorismo com instrumentos de financiamento misto, funcionando igualmente como catalisador estratégico de investimento no âmbito da estratégia do EIT Urban Mobility.

O prazo para submissão de propostas termina a 10 de fevereiro de 2026. A avaliação das candidaturas incluirá uma fase de audições em painel, estando a comunicação dos resultados prevista para a primavera de 2026. O início do programa está previsto para abril ou maio de 2026.

A informação detalhada, incluindo regulamento, documentos de candidatura e materiais de apoio, encontra-se disponível na página oficial do concurso.

Data / Período:

10 Fev 2026

Etiquetas

Abordagens territoriais Adaptação climática Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Arquitetura Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Consulta Pública Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Exposição Financiamento Formação governança Habitação InC2 Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Riscos Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Soluções baseadas na natureza Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas