ESPON 2020: Serviços Públicos Transfronteiriços em Cidades Europeias

Conheça os casos de estudo de Tui (Espanha) e Valença (Portugal), Haparanda (Suécia) e Tornio (Finlândia), Nieuw-Namen (Holanda) e Kieldrecht (Bélgica)

O projeto ESPON ‘Cross-border Public Services (CPS) identificou um conjunto de iniciativas transfronteiriças de cidades europeias com particular interesse, de entre quase 600 casos de serviços públicos transfronteiriços cartografados por este projeto em toda a Europa. Estes exemplos revelam que as cidades fronteiriças podem beneficiar destas iniciativas conjuntas de fornecimento de serviços públicos em estreita proximidade, ilustrando também formas de reduzir a competitividade entre territórios vizinhos e de fomentar a integração territorial.

Conheça os casos de estudo de Tui (Espanha) e Valença (Portugal)/Eurocity Verin (Espanha) e Chaves (Portugal), Haparanda (Suécia) e Tornio (Finlândia), Nieuw-Namen (Holanda) e Kieldrecht (Bélgica):

:: :: As cidades de Tui-Valença, assim como a Eurocity Verin-Chaves, na área fronteiriça da Galiza-Norte de Portugal, abrigam muitos CPS. As autoridades públicas de Tui e Valença apoiam um comboio turístico e uma piscina, enquanto a Eurocity Verin-Chaves apoia um serviço de autocarros entre as duas cidades, uma escola de música e dança e promove a coordenação dos seus serviços de saúde. O principal desiderato das iniciativas é melhorar a identidade comum destas cidades fronteiriças.

:: :: As cidades de Haparanda (Suécia) e Tornio (Finlândia), na região fronteiriça finlandesa-sueca, oferecem equipamentos comuns, como um posto de turismo, piscinas, escola primária, tratamento de águas residuais e aquecimento urbano. Os acordos entre estas duas cidades apoiam também serviços de emergência além-fronteiras e serviços educativos. A proximidade territorial, bem como as suas semelhanças culturais e históricas apoiaram o desenvolvimento desta provisão de CPS.

:: :: As aldeias fronteiriças de Nieuw-Namen (Holanda) e Kieldrecht (Bélgica), no 'Euregio Scheldemond', criaram um novo quartel de bombeiros conjunto, face  à carência de bombeiros voluntários para prover os quartéis existentes, principalmente durante o turno da noite. Esta fusão de quartéis adjacentes mostrou resultados francamente positivos no aumento do número de bombeiros voluntários disponíveis.

Saiba mais no portal ESPON.