ESPON Conferência sobre 'Áreas em Declínio'

No próximo dia 16 de fevereiro, o Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON promove uma conferência sobre 'Shrinking Areas', em formato inteiramente online

Falta apenas uma semana para a Conferência promovida pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON, em formato inteiramente online, sobre 'Desafios e Oportunidades para Áreas em Declínio', No dia 16 de fevereiro de 2022, das 8h30 às 15h30, este encontro irá abordar os desafios de 'shrinkig areas' em toda a Europa e definir áreas de desenvolvimento potencial de acordo com os objetivos da Agenda Territorial 2030 e do Programa ESPON 2030.

Em continuidade com o projeto ESPON ESCAPE, esta conferência versará algumas das áreas em declínio na Europa que foram estudadas no âmbito do projeto, com o objetivo de apresentar tendências e linhas comuns para o futuro desenvolvimento. Também estará em consonância com a visão de longo prazo para as áreas rurais, que define «uma visão para o futuro das áreas rurais até 2040 e […] também explorará soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis ​​à luz do clima, transformação digital e crise COVID-19».

Esta conferência abrange quatro domínios críticos de debate e reflexão:

  • Evidências territoriais para a formulação de políticas em áreas rurais e em declínio, o projeto ESPON ESCAPE;
  • Vias para o declínio: diversidade de processos e desafios nas áreas europeias em declínio;
  • Vias para dar resposta ao declínio: abordagens sensíveis ao local e desenvolvimento de áreas funcionais para o declínio das áreas rurais;
  • Mesa-redonda sobre oportunidades e ferramentas políticas para áreas rurais europeias e áreas em declínio.

Os debates e apresentações resultarão em recomendações sobre que ações e estratégias de longo prazo devem ser tomadas nestas áreas de modo a aumentar a sua resiliência. As características e tendências estruturais e conjunturais serão exploradas tanto em termos de impactos como de oportunidades.

Registe-se para participar. Conheça também a página do ESPON no Facebook.