O Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON apoia processos de desenvolvimento territorial aos níveis local, regional e nacional, visando informar decisores políticos que partilham desafios comuns e que procuram novas evidências territoriais. A data-limite para a apresentação de Propostas de Análises Orientadas (‘Targeted Analysis’) ESPON é 28 de junho de 2019.
Estas Análises Orientadas beneficiam do financiamento integral do trabalho de avaliação e produção de evidências territoriais e de um conjunto de soluções:
:: :: Apoio técnico e administrativo para definir os Termos de Referência;
:: :: Apoio técnico permanente da equipa de peritos do ESPON para assegurar o progresso da atividade e a qualidade dos produtos;
:: :: Ferramentas e bases de dados com indicadores de cobertura europeia;
:: :: Oportunidades de aprendizagem e partilha de evidências e experiências com outros atores;
:: :: Participação em eventos ESPON e contactos com uma comunidade internacional de decisores políticos e peritos.
Os proponentes desenvolvem a sua proposta de projeto e submetem-na ao ESPON EGTC, preenchendo um formulário digital, o qual inclui todas as informações sobre o concurso, incluindo o conjunto de documentação a anexar. Neste formulário, deverão ser elencadas as questões de política que se pretendem abordar através de uma Análise Orientada ESPON, sendo as propostas selecionadas implementadas em estreita cooperação com o ESPON EGTC, peritos e as próprias partes interessadas.
As propostas poderão ser apresentadas na plataforma eletrónica individualmente ou por agrupamentos de partes interessadas que partilhem propósitos comuns, cabendo ao ESPON avaliar as propostas submetidas no período para decisão de financiamento. Presentemente, o ESPON trabalha com 80 organizações públicas de toda a Europa para fornecer evidências ‘feitas à medida’ através das Análises Orientadas. Se procura parceiros, associe-se ao grupo Linkedin ESPON stakeholders, constituído para facilitar a partilha entre atores e decisores políticos sobre as suas necessidades de evidências territoriais.
Os critérios de elegibilidade e seleção são descritos em documento de orientação, tendo os interessados a possibilidade de desenvolver as suas propostas e reenviá-las em fase posterior, caso a proposta não seja selecionada na fase antecedente. Mais informações sobre o número de propostas que o ESPON EGTC selecionará estarão brevemente disponíveis em espon.eu.
Para esclarecimento de qualquer questão ou dúvida adicional, contacte application@espon.eu.