Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa em Consulta Pública

Até 28 de abril de 2019, participe na consulta pública da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa (ENMA 2020-2030)

Encontra-se em consulta pública a proposta da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa (ENMA 2020-2030), visando privilegiar a mobilidade ativa em detrimento do transporte individual motorizado, uma tendência crescente pelas excelentes relações custo-benefício e vantagens que proporciona em áreas fundamentais para a qualidade de vida e bem-estar das populações.

A mobilidade ativa demonstra ser a forma mais popular para percorrer curtas distâncias, potenciando sinergias com o transporte público em todo o território nacional, constituindo uma mudança significativa, inteligente, ao serviço das pessoas e também ao serviço da descarbonização do ambiente. E não é de somenos que pedalar movimente também ativamente a economia, Portugal é já o terceiro maior fabricante europeu de bicicletas, exportando maioritariamente a sua produção.

Não obstante, no que se refere ao uso da bicicleta como principal meio de transporte, o nosso país situa-se atualmente na penúltima posição face aos demais estados-membros da União Europeia. Neste contexto, um dos propósitos críticos da proposta passa por atingir 20% de mobilidade ativa, fomentando caminhar e pedalar. Propõe-se, assim, uma mudança de hábitos logo desde a idade escolar, passando a as matérias de mobilidade ativa a fazer parte do currículo desde o ensino básico já a partir de 2020. Pretende-se que, no horizonte de uma década, os portugueses pedalem 15 vezes mais.

No entanto, o nosso país ainda não é um país seguro para os ciclistas, pelo que a ENMA 2020-2030 propõe a criação de 10 mil quilómetros de ciclovias, alterações ao Código da Estrada e a revisão do Regulamento de Sinalização de Trânsito, entre todo um conjunto de outras medidas para redução de 50% da sinistralidade de peões e ciclistas até 2030.

A proposta da Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa encontra-se disponível para consulta e participação na Plataforma Participa!.

Junte-se a este esforço nacional para a mobilidade ativa, envie os seus contributos até 28 de abril de 2019!

Data / Período:

28 Abr 2019

Artigos relacionados:

Tema(s) (Agenda Urbana UE):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas