Irá realizar-se no próximo dia 22 de novembro, entre as 9:30 e as 17:30, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz a 2.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares, promovida pela Direção-Geral do Território, em parceria com o Município da Figueira da Foz, no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2).
Esta conferência reúne os municípios parceiros envolvidos nas quatro Redes Cidades Circulares, peritos e partes interessadas na promoção da economia circular nas cidades num dia com palestras, exposições e sessões trabalho.
No período da manhã haverá uma palestra dedicada à temática da transição e uma nova geração de políticas públicas. Antes do almoço, os participantes poderão ainda juntar-se a grupos organizados e percorrer a exposição Redes Cidades Circulares, sob a forma de visitas guiadas ao longo de quatro núcleos expositivos, onde decorrerão apresentações sucintas das quatro Redes Cidades Circulares:
- R2CS - Rede Circular para a Construção Sustentável
- CircularNet - Plataforma para a circularidade, comunidade, empresas e ambiente natural
- Rurban Link - Ligações circulares entre áreas urbanas e rurais
- CApt2 - Circularidade da água, por todos e para todos
O período da tarde tem início com quatro sessões em paralelo - laboratórios regionais - onde os participantes são envolvidos numa troca de ideias sobre a economia circular e o desenvolvimento territorial numa base regional, que terminará com uma sessão para sintetizar e retirar conclusões destes laboratórios regionais. O final da conferência será dedicado a uma mesa redonda, com a participação de quatro autarcas de municípios parceiros de Redes Cidades Circulares, que serão convidados a refletir sobre a sua experiência e o seu papel na transição para a economia circular.
Recorde-se que os trabalhos das redes constituídas no âmbito da InC2 tiveram início em setembro de 2021, estando neste momento a decorrer as atividades da Fase 2 dos seus planos de trabalho. No final do período de execução física e financeira das redes, cada município deverá ter concluído um Plano Local de Ação Integrada que inclua ações que promovam a transição para uma economia circular em contexto urbano, no âmbito dos temas abordados.
O evento tem um formato presencial, de participação livre, embora sujeito a inscrição prévia através do preenchimento do formulário disponível na página do evento.
Conheça o programa completo e inscreva-se!
Acompanhe a InC2 na sua página oficial.