Lançada a Iniciativa Nacional Cidades Circulares - InC2

No dia 28 de junho, em Guimarães, no Laboratório da Paisagem, teve lugar o lançamento da InC2 e assinatura do Procolo com o Fundo Ambiental

No dia 28 de junho, em Guimarães, no Laboratório da Paisagem, teve lugar o lançamento da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), uma rede nacional de colaboração para a economia circular em contexto urbano. Esta sessão contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, da Diretora-Geral do Território, Fernanda Carmo, e da Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho.

Na abertura da sessão, Domingos Bragança agradeceu aos governantes e às identidades responsáveis por esta iniciativa o facto de terem escolhido Guimarães para palco da assinatura do protocolo. Para o Presidente da Câmara, a Economia Circular é fundamental para mitigar o desperdício na cadeia de transformação, realçando o trabalho conjunto com os centros de saber e com o Laboratório da Paisagem, que comemora o quinto aniversário da sua fundação, sendo essencial para o sucesso da agenda ambiental.

José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, destacou a necessidade de passar rapidamente à prática, relevando que «É nas cidades que três quartos das emissões são produzidas, pelo que é nas cidades que reside a chave para se ganhar esta batalha», concluindo que o trabalho em rede é vital para o sucesso da Economia Circular, uma vez que a partilha de experiências permite otimizar processos e partilhar experiências.

Seguiu-se a apresentação da InC2 pela Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, e a apresentação da Estratégia de Guimarães para a Economia Circular, por Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030. Posteriormente, foi assinado o protocolo entre a Direção-Geral do Território, representada por Fernanda do Carmo, e o Fundo Ambiental, representado pela diretora Alexandra Carvalho.

A encerrar a sessão, João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, salientou a importância de passar de uma economia linear para uma economia circular. Segundo o ministro, a Iniciativa Nacional Cidades Circulares surge de uma confluência de vontades entre diversos organismos da administração e da necessidade de uma rede de partilha de conhecimento.

A InC2 terá uma duração de três anos (2019-2021), contando com um pacote financeiro plurianual de 1,5 milhões de euros, suportado pelo Fundo Ambiental. Para a sua implementação, é criada uma estrutura de governança, a qual integra uma Autoridade de Gestão, assegurada pela Direção-Geral do Território, contando com o acompanhamento por parte das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Regiões Autónomas, Associação Nacional de Municípios Portugueses e outros atores locais.

Conheça o Programa e mantenha-se atualizado na página da InC2.

Aceda à apresentação da InC2 pela Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo.

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas