As Ações Inovadoras Urbanas divulgaram os 20 novos projetos selecionados no âmbito do seu 4.º concurso, no qual se inclui o projeto português VOXPOP, da cidade de Lisboa. O projeto de mobilidade urbana VOXPOP vai ser financiado em cerca de 4,5 milhões de euros para o desenvolvimento de um sistema digital de partilha de dados que permita converter a informação deixada pelos utilizadores em medidas concretas para melhorar a rede e o sistema de transportes da cidade. O projeto, a arrancar ainda em 2019, vai ser gerido pela EMEL e contará com a participação da Carris, do Metropolitano de Lisboa, da ARMIS, da Beta-i, da Deloitte Portugal e da OTLIS.
No total foram a concurso 175 propostas, 7 das quais provenientes de cidades portuguesas. Os projetos selecionados são:
Transição digital: GAVIUS (Gavà, ES), WESH (Heerlen, NL), VOXPOP (Lisboa, PT) DARE (Ravenna, IT), RUDI (Rennes, FR), DIACCESS (Växjö, SE), BRISE-Viena (Viena, AT)
Uso sustentável do solo e soluções baseadas na natureza: SPIRE (Baia Mare, RO), GreenQuays (Breda, NL), UPPER (Latina, IT), Green Minds (Plymouth, Reino Unido), PUJ (Prato, IT)
Pobreza urbana: CAPACITYES (Bergamo, IT), EPIU (Getafe, ES), Lar e cuidados (Landshut, DE), DESEJO (Milão, IT), A Place to Be-Come, (Seraing, BE)
Segurança Urbana: BeSecure-FeelSecure (Piraeus, EL), TO-nite (Turim, IT), SURE (Tampere, FI)
Conheça aqui mais pormenores sobre estes projetos.
Urban Innovative Actions (UIA) | Ações Urbanas Inovadoras é uma iniciativa da Comissão Europeia que garante às áreas urbanas do espaço europeu recursos para testar novas soluções em torno de desafios urbanos. A iniciativa tem um orçamento total de 372 milhões de euros FEDER no período 2014-2020 e assegura um financiamento FEDER de 80% para os projetos seleccionados em concurso.
Saiba mais em www.uia-initiative.eu