Missão ‘Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes’: candidaturas portuguesas

Conheça as 19 candidaturas portuguesas. A decisão final será conhecida em abril.

A Comissão Europeia divulgou agora a lista com o total de candidaturas apresentadas à Missão ‘Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes’ (Climate-Neutral and Smart Cities), que pretende apoiar 100 cidades a tornarem-se climaticamente neutras e inteligentes até 2030. Foram aceites 362 candidaturas, que estão agora a ser avaliadas, prevendo-se que a decisão final seja tomada durante o próximo mês de abril.

Entre as candidaturas aceites, encontram-se 19 provenientes de Portugal: os municípios de Braga, Cascais, Coimbra, Figueira da Foz, Lisboa, Loures, Maia, Matosinhos, Porto, Sintra, Torres Vedras, Valongo, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia; as Comunidades Intermunicipais de Coimbra e Oeste; e a candidatura conjunta dos municípios de Abrantes e Tomar.

As cinco novas Missões do Horizonte Europa são uma novidade no programa-quadro da Comissão e visam enfrentar grandes desafios nas áreas das alterações climáticas, cidades inteligentes, solos, alimentação e oceanos, visando alcançar objetivos muito ambiciosos nestas áreas. As cidades selecionadas irão receber apoio e financiamento para testarem ações desenvolvidas em cooperação com partes interessadas locais.

Conheça a lista completa das candidaturas apresentadas e acompanhe a Missão ‘Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes’ na página da iniciativa.