Nova Declaração Europeia das Cidades Circulares

Uma visão comum e partilhada para garantir que as cidades atuam como uma força conjunta rumo à circularidade

No dia 1 de outubro, na 9ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis - Mannheim2020, foi assinada a nova Declaração Europeia das Cidades Circulares, por 28 cidades europeias, incluindo a cidade portuguesa de Guimarães.

A Declaração foi desenvolvida por uma série de organizações europeias empenhadas em promover a transição para uma economia circular a nível local, incluindo ICLEI, Flandres Circular, CSCP, ECERA, Banco Europeu de Investimento, Fundação Ellen McArthur, Eurocities, LWARB, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Instituto WCYCLE.

O documento contém uma visão comum e partilhada que ajuda a garantir que as cidades atuam como uma força conjunta rumo à circularidade. Reconhecendo a necessidade de acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular na Europa, as cidades e regiões que assinam a declaração comprometem-se a atuar como embaixadores e defender uma economia circular a caminho de uma sociedade com eficiência de recursos, de baixo carbono e socialmente responsável.

Os signatários terão oportunidades de colaborar com os seus pares, formando um importante grupo de cidades que ajudará a aumentar a consciencialização sobre os benefícios políticos, sociais, ambientais e financeiros a longo prazo da economia circular. contribuindo para o desenvolvimento de uma economia circular.

Um documento de apoio acompanha a Declaração, apresentando em mais detalhes uma visão comum de como será a transição da economia circular em nível local e quais as alavancas à disposição governos locais para a realizar. Apresenta ainda uma lista de recursos úteis que podem apoiar os governos locais neste processo.

Guimarães é a primeira cidade portuguesa a assinar a Declaração Europeia das Cidades Circulares, reforçando o trabalho que tem vindo a desenvolver na transição da economia linear para circular.

Qualquer cidade europeia pode associar-se e assinar também esta Declaração, manifestando o seu interesse para o endereço info@circularcitiesdeclaration.eu.

Aceda à declaração e obtenha todas as informações na sua página oficial.

Município(s):
Data / Período:

9 Out 2020

Tema(s) (Agenda Urbana UE):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades cidades inteligentes Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas