Nova Declaração Europeia das Cidades Circulares

Uma visão comum e partilhada para garantir que as cidades atuam como uma força conjunta rumo à circularidade

No dia 1 de outubro, na 9ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis - Mannheim2020, foi assinada a nova Declaração Europeia das Cidades Circulares, por 28 cidades europeias, incluindo a cidade portuguesa de Guimarães.

A Declaração foi desenvolvida por uma série de organizações europeias empenhadas em promover a transição para uma economia circular a nível local, incluindo ICLEI, Flandres Circular, CSCP, ECERA, Banco Europeu de Investimento, Fundação Ellen McArthur, Eurocities, LWARB, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Instituto WCYCLE.

O documento contém uma visão comum e partilhada que ajuda a garantir que as cidades atuam como uma força conjunta rumo à circularidade. Reconhecendo a necessidade de acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular na Europa, as cidades e regiões que assinam a declaração comprometem-se a atuar como embaixadores e defender uma economia circular a caminho de uma sociedade com eficiência de recursos, de baixo carbono e socialmente responsável.

Os signatários terão oportunidades de colaborar com os seus pares, formando um importante grupo de cidades que ajudará a aumentar a consciencialização sobre os benefícios políticos, sociais, ambientais e financeiros a longo prazo da economia circular. contribuindo para o desenvolvimento de uma economia circular.

Um documento de apoio acompanha a Declaração, apresentando em mais detalhes uma visão comum de como será a transição da economia circular em nível local e quais as alavancas à disposição governos locais para a realizar. Apresenta ainda uma lista de recursos úteis que podem apoiar os governos locais neste processo.

Guimarães é a primeira cidade portuguesa a assinar a Declaração Europeia das Cidades Circulares, reforçando o trabalho que tem vindo a desenvolver na transição da economia linear para circular.

Qualquer cidade europeia pode associar-se e assinar também esta Declaração, manifestando o seu interesse para o endereço info@circularcitiesdeclaration.eu.

Aceda à declaração e obtenha todas as informações na sua página oficial.