Foi lançada a nova Plataforma ODSlocal, que visa criar um movimento nacional em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030, a que os Municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade civil de uma forma que se pretende exponencial e contagiante.
Envolvendo como parceiros o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, esta iniciativa apoia-se num portal online dinâmico, de base tecnológica, que permite visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada município em relação aos ODS, com um rigoroso controlo de qualidade da informação e um intenso envolvimento de atores e respetiva capacitação, a par de uma forte aposta numa estratégia de comunicação. Pretende ainda mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto.
O projeto ODSlocal teve uma fase piloto de cocriação envolvendo as entidades promotoras do projeto e diversos municípios portugueses (Bragança, Cascais, Castelo de Vide, Coruche, Loulé, Seia e Viana do Castelo) em 2018 e 2019. A partir de 2020 abrange todos os municípios portugueses com interesse em participar.
Assista ao vídeo da sessão de lançamento no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 11 de novembro de 2020.
Saiba mais no Portal Portal ODSlocal.