Foi aprovada pela Comissão Europeia, no passado dia 15 de setembro, uma Comunicação que estabelece o quadro, os princípios e as ações fundamentais que conduzirão a uma nova fase do Novo Bauhaus Europeu, com uma dotação orçamental para o financiamento de projetos a desenvolver, distribuída por programas como o Horizonte Europa, o LIFE ou o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, de cerca de 85 milhões de euros. Neste contexto, a Comissão Europeia convida os Estados-Membros da União Europeia a integrar também os valores fundamentais do Novo Bauhaus Europeu nas suas estratégias de desenvolvimento territorial e socioeconómico, bem como nos seus planos de recuperação e resiliência.
Foi também agora anunciada a criação de um laboratório e de um grupo de reflexão e de ação destinados a cocriar, desenvolver protótipos e testar ferramentas, soluções e ações que permitirão facilitar a transformação no terreno para o desenvolvimento desta iniciativa. Será dada uma especial atenção à aceleração e transformação de vários sectores económicos, como os da construção e dos têxteis, facilitando o acesso de todos os cidadãos a bens circulares e com menor intensidade de carbono.
De forma a dar visibilidade ao Novo Bauhaus Europeu e à partilha dos seus progressos e resultados, a Comissão Europeia prevê a realização de um novo Festival Europeu do Novo Bauhaus, cuja primeira edição terá lugar em Bruxelas, na primavera de 2022.
A Comunicação agora apresentada inspira-se nos contributos recebidos durante a fase de conceção conjunta desta iniciativa, que decorreu de janeiro a julho, e durante a qual a Comissão Europeia recebeu mais de 2000 contribuições de toda a Europa e de outras partes do mundo.
Leia a Comunicação completa, a página de Perguntas e Respostas e as demais informações sobre os novos desenvolvimentos do Novo Bauhaus Europeu na página da iniciativa.