Novos Concursos para Economia Circular no Sector da Construção

Concursos abertos no âmbito do Programa Ambiente do EEA Grants até 31 de outubro de 2019

No âmbito do Programa Ambiente do EEA Grants, lançado publicamente no passado dia 29 de maio, no Auditório da Direção-Geral do Território, foram agora lançados os seus primeiros concursos, com o período de candidaturas a decorrer até 31 de outubro de 2019.

Em qualquer dos concursos são elegíveis como promotores as entidades públicas ou privadas, comerciais ou não comerciais e organizações não-governamentais, legalmente estabelecidas em Portugal.

 

Projetos para a promoção da Economia Circular no Setor da Construção

Este concurso visa o desenvolvimento e concretização de projetos de construção demostrativos das vantagens económicas e ambientais, projetos que promovam o desempenho e o perfil ambiental de materiais, componentes e produtos desenvolvidos em Portugal, incluindo edifícios, através da aplicação e promoção de metodologias e tecnologias inovadoras, bem como projetos que promovam a cooperação entre empresas com vista à redução de resíduos de construção e demolição e a promoção de materiais e produtos que incorporem materiais recuperados a partir de resíduos.

A dotação total deste concurso é de 3.500.000 euros e o financiamento de cada projeto variará entre 200.000 euros e 500.000 euros.

 

Projetos para o desenvolvimento de standards no Setor da Construção que promovam a Economia Circular

Os projetos selecionados no âmbito deste concurso deverão contribuir para aumentar a aplicação dos princípios da Economia Circular através do desenvolvimento de standards, guias e declarações ambientais para o sector da construção.

A dotação total deste concurso é de 1.000.000 euros e o financiamento de cada projeto variará entre 20.000 euros e 50.000 euros.

 

Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho

Este concurso tem como objetivo o financiamento de projetos que incidam nas áreas prioritárias de redução de plásticos nos oceanos e a promoção da sensibilização para os desafios relativos aos plásticos nos oceanos e proposta de soluções.

A dotação total deste concurso é de 1.000.000 euros e o financiamento de cada projeto variará entre 100.000 euros e 200.000 euros.

 

Para mais informações, regulamentos e formulários online de inscrição, consulte a página oficial do concurso ou envie um email para ambiente.eeagrants@sg.mate.gov.pt.

Data / Período:

31 Out 2019

Artigos relacionados:

Tema(s) (Agenda Urbana UE):