Novos Concursos para Economia Circular no Sector da Construção

Concursos abertos no âmbito do Programa Ambiente do EEA Grants até 31 de outubro de 2019

No âmbito do Programa Ambiente do EEA Grants, lançado publicamente no passado dia 29 de maio, no Auditório da Direção-Geral do Território, foram agora lançados os seus primeiros concursos, com o período de candidaturas a decorrer até 31 de outubro de 2019.

Em qualquer dos concursos são elegíveis como promotores as entidades públicas ou privadas, comerciais ou não comerciais e organizações não-governamentais, legalmente estabelecidas em Portugal.

 

Projetos para a promoção da Economia Circular no Setor da Construção

Este concurso visa o desenvolvimento e concretização de projetos de construção demostrativos das vantagens económicas e ambientais, projetos que promovam o desempenho e o perfil ambiental de materiais, componentes e produtos desenvolvidos em Portugal, incluindo edifícios, através da aplicação e promoção de metodologias e tecnologias inovadoras, bem como projetos que promovam a cooperação entre empresas com vista à redução de resíduos de construção e demolição e a promoção de materiais e produtos que incorporem materiais recuperados a partir de resíduos.

A dotação total deste concurso é de 3.500.000 euros e o financiamento de cada projeto variará entre 200.000 euros e 500.000 euros.

 

Projetos para o desenvolvimento de standards no Setor da Construção que promovam a Economia Circular

Os projetos selecionados no âmbito deste concurso deverão contribuir para aumentar a aplicação dos princípios da Economia Circular através do desenvolvimento de standards, guias e declarações ambientais para o sector da construção.

A dotação total deste concurso é de 1.000.000 euros e o financiamento de cada projeto variará entre 20.000 euros e 50.000 euros.

 

Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho

Este concurso tem como objetivo o financiamento de projetos que incidam nas áreas prioritárias de redução de plásticos nos oceanos e a promoção da sensibilização para os desafios relativos aos plásticos nos oceanos e proposta de soluções.

A dotação total deste concurso é de 1.000.000 euros e o financiamento de cada projeto variará entre 100.000 euros e 200.000 euros.

 

Para mais informações, regulamentos e formulários online de inscrição, consulte a página oficial do concurso ou envie um email para ambiente.eeagrants@sg.mate.gov.pt.

Data / Período:

31 Out 2019

Artigos relacionados:

Tema(s) (Agenda Urbana UE):

Etiquetas

Abordagens territoriais Agenda Territorial Agenda urbana Alimentação e agricultura Alterações climáticas Ambiente urbano Avaliação Boas práticas Capacitação cidades Comunidades locais Concurso Construção Contratação pública Convenção Europeia da Paisagem Cooperação transfronteiriça Descarbonização desenvolvimento regional Desenvolvimento Sustentável DUT Economia circular Economia e emprego Economia e emprego Economia social Educação ESPON Estratégias nacionais EUI Evento Financiamento Formação governança Habitação Inclusão social Indicadores Iniciativa Urbana Europeia Inovação Inquérito Investigação e conhecimento Jovens Legislação Migrações e refugiados Mobilidade e transportes Municípios Natureza e biodiversidade Nações Unidas Nova Bauhaus Europeia OCDE Ordenamento do Território Outros países Paisagem paisagem e património cultural Participação pública Património e cultura Pequenas e médias cidades Plataformas PNPOT Policentrismo POLIS XXI Política de coesão Política nacional de cidades políticas públicas Publicações técnicas Publicações técnicas; Qualidade de vida urbana Reabilitação urbana Redes e parcerias urbanas Regeneração urbana Resiliência urbana Saúde e bem-estar Segurança e espaço público Serviços de interesse geral Sistemas de informação Solo Transição digital Transição energética Turismo UCP Portugal União Europeia URBACT Urbanismo Urbano-rural Áreas funcionais Áreas metropolitanas