Prémio Cidade Acessível 2021

Candidaturas abertas para a 11.º edição às cidades europeias até 9 de setembro de 2020

A Comissão Europeia convida à participação no 'Prémio Cidade Acessível 2021', uma competição europeia que visa premiar as cidades empenhadas em melhorar a acessibilidade para todos os cidadãos, de modo a garantir igualdade de direitos e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. Este Prémio visa aumentar a consciencialização sobre as questões de deficiência, bem como promover a acessibilidade para todos nas cidades europeias, de modo a reconhecer as cidades que fizeram esforços para se tornarem mais acessíveis, promove o acesso igual à vida urbana das pessoas com deficiência e permiter às autoridades locais disseminar e partilhar melhores práticas.

Esta 11.ª edição do 'Prémio Cidade Acessível' terá em conta a atual situação mundial e será criada uma menção especial de 'Acessibilidade dos serviços públicos em tempos de pandemia' para premiar os esforços das cidades. Pelo segundo ano consecutivo, será atribuído um prémio monetário aos primeiros classificados (as menções especiais não terão direito a um prémio monetário). O montante total é de 350 000 euros e é concedido às três cidades vencedoras: 1.ª cidade vencedora 150 000 euros, 2.ª cidade vencedora 120 000 euros e 3.ª cidade vencedora 80 000 euros.

Em 2017, a cidade de Funchal foi distinguida com uma menção honrosa, num Prémio que está aberto a cidades com mais de 50.000 habitantes em todos os Estados-Membros da União Europeia. No caso de Estados-Membros com menos de duas cidades incluídas nesta tipologia, podem participar duas ou mais cidades, se a população conjunta exceder os 50.000 habitantes, não sendo elegíveis os vencedores de edições anteriores por um período de cinco anos. A seleção dos premiados tem lugar em duas fases distintas: uma pré-seleção, ao nível nacional, seguida por uma seleção final, ao nível europeu.

Candidate-se preenchendo o formulário, o prazo para candidaturas termina a 9 de setembro de 2020 (23:59 CEST). Consulte aqui as regras do concurso, a nota de orientação e os documentos que deve fornecer juntamente com a sua candidatura. Veja o vídeo disponível. Questões técnicas e inscrições em secretariat@accesscityaward.eu e perguntas gerais em EMPL-EDPD-ACA@ec.europa.eu.