Prémio Cidade Acessível 2022

Candidaturas abertas para a 12.º edição às cidades europeias até 8 de setembro de 2020

A Comissão Europeia convida à participação, até ao dia 8 de setembro de 2021, no 'Prémio Cidade Acessível 2022', uma competição europeia que visa premiar as cidades europeia empenhadas em melhorar a acessibilidade para todos os cidadãos, de modo a garantir igualdade de direitos e melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. Este Prémio visa aumentar a consciencialização sobre as questões de deficiência, bem como promover a acessibilidade para todos nas cidades europeias, de modo a reconhecer as cidades que fizeram esforços para se tornarem mais acessíveis, promove o acesso igual à vida urbana das pessoas com deficiência e permitir às autoridades locais disseminar e partilhar melhores práticas.

Na edição de 2017, a cidade de Funchal foi distinguida com uma menção honrosa, num Prémio que está aberto a cidades com mais de 50.000 habitantes em todos os Estados-Membros da União Europeia. No caso de Estados-Membros com menos de duas cidades incluídas nesta tipologia, podem participar duas ou mais cidades, se a população conjunta exceder os 50.000 habitantes, não sendo elegíveis os vencedores de edições anteriores por um período de cinco anos. A seleção dos premiados tem lugar em duas fases distintas: uma pré-seleção, ao nível nacional, seguida por uma seleção final, ao nível europeu.

No contexto do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a decorrer, esta edição do Prémio irá apoiar ainda uma cidade europeia que tenha feito um esforço por tornar as suas estações de comboio acessíveis a pessoas com deficiência, atribuindo-lhe uma menção especial.

Aceda ao regulamento, formulário de candidatura e demais elementos na página da iniciativa.