Está aberto, até ao dia 15 de julho, o concurso para atribuição do Prémio Nacional da Paisagem, edição 2022. Autarquias, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas e organizações governamentais do Continente e Regiões Autónomas podem apresentar os seus projetos mais emblemáticos que concorram para a valorização do território
A Direção-Geral do Território promove, de dois em dois anos, a atribuição deste prémio, no âmbito da implementação da Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem. Trata-se de uma distinção honorífica, através da qual se pretende reconhecer a execução de políticas, medidas ou projetos que contribuem para a proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem e que promovem o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil para a importância deste tema.
O prémio será entregue em cerimónia pública em data a anunciar e o vencedor será convidado a participar nos Fóruns Internacionais do Prémio da Paisagem, onde terá a oportunidade apresentar o seu projeto aos estados membros do Conselho da Europa. A participação no Prémio Nacional da Paisagem potencia a visibilidade e projeção internacional do projeto vencedor, através da participação da candidatura selecionada no concurso ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.
As candidaturas poderão ser apresentadas online ou entregues em mão nas instalações da Direção-Geral do Território em Lisboa.
Saiba mais sobre esta iniciativa na página da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem e nas suas redes sociais ou esclareça as suas dúvidas através do endereço premiopaisagem2022@dgterritorio.pt.