Programa URBACT: novas Redes de Transferência de Boas Práticas aprovadas

Aljustrel, Évora e Lousã são os municípios portugueses participantes

Foram aprovadas pelo Programa URBACT 7 novas Redes de Transferência de Boas Práticas que irão, durante cerca de 18 meses, replicar e partilhar a experiência de transferências bem-sucedidas com novas 34 cidades. Aljustrel, Évora e Lousã são os municípios portugueses participantes.

Este novo concurso surgiu na sequência do concurso para Redes de Transferência de Boas Práticas, lançado em 2018, que se desenvolveu em duas fases: primeiro, um concurso público, que conduziu à aprovação de 97 Boas Práticas de toda a Europa; segundo, um convite à apresentação de propostas restrito às cidades 'boas práticas' para liderarem uma Rede de Transferência, resultando na aprovação de 23 novas redes. O percurso destas redes chegou agora ao fim e por isso o URBACT lançou uma segunda vaga de projetos, na qual um pequeno número de cidades 'boas práticas' vai embarcar numa nova jornada de transferência com um conjunto de novos parceiros.

Esta segunda vaga de Redes de Transferência irá permitir que mais cidades europeias adaptem e reutilizem uma Boa Prática, capacitando as partes interessadas a mudar a forma como a sua cidade funciona e ter um impacto real a nível local. Tudo isso se consegue pela utilização do método URBACT de intercâmbio e aprendizagem com ferramentas adaptadas às suas necessidades e apoio de peritos e pares.

Conheça as novas Redes de Transferência no Portal do Programa URBACT.