O projeto de investigação ‘Os Grandes Trabalhos — Operações arquitetónicas e urbanísticas depois da Exposição Internacional de Lisboa de 1998’, apoiado pelo centro de estudos DINÂMIA’CET, do ISCTE-IUL, em parceria com o Lab Ticino da Accademia di Architettura de Mendrisio da Universidade da Suíça Italiana (USI), juntamente com a Direção-Geral do Território (DGT), tem o intuito de identificar, caracterizar, debater e refletir sobre as políticas urbanas e a arquitetura produzidas em Portugal após a Expo’98.
Assenta na convicção de que os reflexos daquele ‘laboratório humano’ não podem prescindir de um trabalho de natureza predominantemente analítica e interpretativa, capaz de mapear e qualificar a cultura urbanística, projetual e tecnológica implementada em Portugal nas duas décadas que se seguiram aos projetos da Expo’98.
A cidade de Lisboa funcionará nesta investigação como caso de estudo primordial, a partir do qual serão realizadas extrapolações comparativas com outros casos, por forma a mensurar o impacto e a cultura de projeto extraída a partir da experiência Internacional da Capital, nomeadamente através do programa Polis.
O título do projeto, ‘Os Grandes Trabalhos’, invoca a ideia de construção europeia lançada por François Mitterrand, na década de 1980, com o título ‘Les Grans Travaux’, associando deste modo a herança positivista, que inspira a reconfiguração das cidades e a sua representação simbólica no panorama da economia global.
Os objetivos gerais deste projeto são:
:: :: :: Debater e refletir sobre as políticas urbanas produzidas em Portugal após a Exposição Internacional de Lisboa de 1998, por forma a criar bases de sustentação para futuras linhas estratégicas de desenvolvimento.
:: :: :: Promover, através de planos em análise, uma leitura ampla e de conjunto capaz de confrontar as várias escalas de estudo, permitindo enquadrar a cultura de projeto (urbano e de arquitetura) operado em Portugal no final do último milénio.
:: :: :: Organizar e sistematizar a informação relativa aos planos e programas em estudo, como suporte de leituras críticas sobre as transformações ocorridas em Lisboa e no território nacional, no decurso do planeamento urbano realizado no período em estudo.
Este projeto de investigação terá uma duração de três anos (2018-2022), acompanhe os desenvolvimentos no portal Os Grandes Trabalhos.