Relatório Mundial das Cidades 2020

Lançado pela UN-HABITAT no dia 31 de outubro, Dia Mundial das Cidades, sob o tema ‘O Valor da Urbanização Sustentável’

A UN-HABITAT lançou no dia 31 de outubro, Dia Mundial das Cidades, o ‘Relatório Mundial das Cidades 2020’, com o tema ‘O Valor da Urbanização Sustentável’.

No contexto da ruptura e incerteza trazida pela pandemia da Covid-19, numa situação em que um mundo rapidamente urbanizado e globalizado, as cidades foram os epicentros da pandemia, a urbanização sustentável e o valor que ela gera são críticos para a implementação efetiva das agendas urbanas globais.

O ‘Relatório Mundial das Cidades 2020', agora disponibilizado, mostra que o valor intrínseco da urbanização sustentável pode e deve ser aproveitado para o bem-estar de todos. O Relatório fornece evidências e análises de políticas do valor da urbanização numa perspetiva económica, social e ambiental, incluindo o valor não quantificável que dá às cidades o seu caráter único. Aborda ainda o papel da inovação e tecnologia, governos locais, investimentos direcionados e a implementação eficaz da Nova Agenda Urbana na promoção do valor da urbanização sustentável.

O ‘Relatório das Cidades Mundiais 2020’ afirma de forma convincente que cidades e vilas bem planeadas, administradas e financiadas criam valor que pode ser aproveitado para construir cidades resilientes que podem recuperar mais facilmente dos impactos devastadores de pandemias, melhorar a qualidade de vida de todos os residentes e pode ser alavancado na luta contra a pobreza, a desigualdade, o desemprego, as alterações climáticas e outros desafios globais urgentes.

À medida que o mundo entra na década de ação para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, as recomendações de política neste Relatório serão benéficas para os governos em todos os seus níveis, permitindo-lhes desenvolver programas e estratégias que aumentem o valor da urbanização sustentável, contribuindo para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da implementação efetiva da Nova Agenda Urbana.

Aceda ao relatório completo.