Nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, realiza-se em Helsínquia, na Finlândia, o Seminário ESPON ‘Estado do Território Europeu: Inovação Digital abrindo caminho para a Coesão Territorial’, organizado em cooperação com a Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia, no âmbito do Programa de Cooperação Territorial Europeia ESPON 2020, que visa apoiar o desenvolvimento de políticas para promover a coesão territorial e o desenvolvimento harmonioso do território europeu.
O Programa deste evento baseia-se nos resultados da publicação do ESPON Estado do Território Europeu, que será pela primeira vez apresentada durante o seminário. Esta publicação pretende fornecer uma visão abrangente do território europeu e sintetizar as principais linhas de política emanadas dos trabalhos de investigação do ESPON para apoiar a programação do período pós-2020.
O seminário irá focar-se também em matérias relacionadas com a inovação digital em áreas urbanas, um tema central da presidência finlandesa, refletindo sobre as novas soluções de tecnologia digital que aumentam a qualidade de vida e o crescimento verde, além de acelerarem o crescimento económico e promoverem a coesão territorial.
Um diversificado leque de apresentações e ‘workshops’ interativos permitirá aos participantes refletir e debater as últimas evidências do ESPON sobre temas relacionados com a coesão territorial, incluindo instrumentos financeiros, infraestrutura verde, economia circular, fluxos de refugiados, desemprego jovem, especificidades geográficas, património cultural, avaliação de impacte territorial, interações terra-mar, ‘big data’ e ligações urbano-rurais.
Este seminário destina-se a formuladores de políticas, partes interessadas, profissionais, investigadores e especialistas empenhados em entender os desafios de desenvolvimento e o potencial de seu território num contexto mais amplo e em implementar políticas 'no terreno' e saber como as evidências do ESPON podem apoiar esses processos.
As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia. Saiba mais sobre este seminário e registe-se até 14 de novembro.