Valongo vence Prémio Europeu Folha Verde 2022

Valongo vence prémio ambiental 'European Green Leaf Award' (EGLA) 2022, promovido pela Comissão Europeia

Valongo (Portugal) e Winterswijk (Países Baixos) foram as cidades vencedoras do 'European Green Leaf Award' (EGLA) 2022, uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos. O prémio financeiro no valor de 200 mil euros será aplicado em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental. A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no dia 9 de setembro, na Finlândia, na cidade de Lahti, vencedora do 'European Green Capital' de 2021.

O Prémio Europeu Folha Verde visa reconhecer as cidades que demonstrem um bom histórico ambiental e compromisso com a geração de crescimento verde, incentivar as cidades a desenvolver ativamente a consciencialização e o envolvimento ambiental dos cidadãos e identificar cidades capazes de atuar como um 'embaixador verde', assim como encorajar outras a progredir em direção a melhores resultados de sustentabilidade. Valongo torna-se, assim, a segunda cidade portuguesa a vencer o prémio, depois de Torres Vedras, em 2015.

O envolvimento dos cidadãos em processos participativos, os projetos municipais de eficiência energética, a implementação de hortas biológicas urbanas, o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta e a criação das associações intermunicipais Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça foram alguns dos pontos tidos em consideração pelo júri para atribuir este prémio a Valongo.

Saiba mais em Prémio Europeu Folha Verde.

Etiquetas