Entre 21 e 23 de janeiro de 2026, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) recebe o II Simpósio Ibero-Americano de Segregação Socioespacial Urbana, dedicado ao tema Transformações nas Expressões Espaciais da Desigualdade e da Exclusão em Tempos de Transição Sociopolítica Acelerada. O evento será realizado em formato híbrido (presencial e online) e reúne investigadores e profissionais das áreas da geografia, estudos urbanos e ciências sociais de vários países ibero-americanos.
Dando continuidade à primeira edição, organizada em 2023 pela Universidade de Burgos (Espanha) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), o simpósio pretende consolidar um espaço de intercâmbio, reflexão e debate sobre a produção e contestação das desigualdades urbanas no espaço ibero-americano. O objetivo é promover o diálogo académico em torno das novas dinâmicas de segregação e das suas implicações sociais e territoriais, num contexto marcado pela reestruturação económica, financeirização imobiliária, transformação digital e intensificação das migrações globais.
As comunicações deverão enquadrar-se nas sete linhas temáticas propostas, que abrangem desde a medição da segregação urbana e as suas expressões em cidades médias, até às novas formas de fragmentação, microsegregação e segregação vertical. Outras temáticas centrais incluem as interseções entre classe, género, etnia e idade, a segregação nos espaços escolares e laborais, e o papel dos movimentos sociais urbanos como formas de resistência e transformação.
O evento conta com a parceria institucional do IGOT-ULisboa, da Universidade de Burgos e da Universidade Federal do Espírito Santo. A Comissão Organizadora integra investigadores do Centro de Estudos Geográficos (CEG-IGOT-ULisboa) e de instituições associadas, como o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Mais informações sobre o simpósio, eixos temáticos e processo de inscrição estão disponíveis em igot.ulisboa.pt.








